Categories
Artigos

Tipos de Ar Condicionado: 12 Principais Modelos do Mercado!

Um ar condicionado é muito bom em casa, principalmente em um país tropical como o Brasil. Por isso, para te ajudar a fazer a melhor escolha, vamos listar a seguir os principais tipos de ar condicionado disponíveis no mercado.

Afinal, devido a várias características e particularidades no momento da instalação, está cada vez mais difícil escolher o melhor modelo para cada ambiente.

Sendo assim, confira a seguir como deixar seus ambientes mais agradáveis, aproveitando ao máximo as vantagens do aparelho.

Ar condicionado tipo janela

Entre os tipos de ar condicionado, este é o modelo mais popular do mercado. Aliás, ele é composto por apenas uma unidade, que pode ser instalada numa janela ou buraco na parede.

Por isso que sua instalação é fácil, pois demanda pouca interferência na estrutura do cômodo. Vale lembrar que esses modelos apresentam duas versões: a eletrônica (com controle remoto), e a mecânica (sem controle remoto).

Ar condicionado tipo split

Ótima escolha pela sua alta eficiência, e também é discreto e silencioso. Ou seja, serve tanto para imóveis comerciais, quanto residenciais.

Aliás, eles apresentam duas unidades básicas: o condensador e a evaporadora. Além do mais, um modelo split tem fácil instalação e possui design moderno e atraente.

Split inverter

Em primeiro lugar, sua tecnologia está presente em diversos tipos de ar condicionado. No entanto, a característica desse modelo é sua economia. Afinal, seu compressor não liga e desliga totalmente seguindo as variações de temperatura.

Nesse sentido, o fluxo de ar fica ligado, variando apenas em casos de mais ou menos refrigeração. Assim, eles ainda acabam sendo até mesmo mais silenciosos.

Ar condicionado split hi wall

Ainda sobre os modelos slipt, este é outro dos tipos de ar condicionado mais populares. Até porque ele apresenta baixo ruído, tem design refinado e muito conforto térmico.

Além do mais, sua manutenção é mais fácil, porém, é um investimento que demanda planejamento. Afinal, ele não é ideal para ambientes com fluxo grande de pessoas e amplos demais.

Multi Split

Do mesmo modo que os demais modelos da linha, esse é semelhante a vários aparelhos. No entanto, ele pode contar com uma condensadora apenas, e até oito evaporadoras.

Nesse sentido, o modelo climatiza até oito ambientes, mantendo apenas uma saída externa única. Além do mais, seu compressor apresenta a tecnologia inverter, ideal para regular o consumo de energia e a potência.

Ar condicionado piso teto

O modelo de piso é semelhante a um split. Porém, a sua instalação não é na parede, mas sim no piso ou no teto. Por isso o modelo é ideal tanto para os projetos comerciais, quanto residenciais em ambientes amplos, e de fluxo grande de pessoas.

Aliás, geralmente é muito empregado em restaurantes e lojas. Por outro lado, sem planejamento, ele pode consumir muita energia por causa do tamanho.

Ar condicionado split cassete

Se você procura um modelo versátil, que combine com a decoração do local, esta é a opção certa para você. Afinal, ele pode ficar disfarçado pelo gesso ou forro, e ser embutido no teto.

Nesse sentido, vale a pena destacar que o modelo possui uma bomba interior de dreno, e conta com até 4 saídas de ar. Além do mais, ele não requer um escoamento de água, apenas enquanto está em funcionamento.

Ar condicionado de canto

Entre os mais variados tipos de ar condicionado, este modelo também é semelhante a modelos como o cassete e piso-teto.

Entretanto, seu diferencial é que a unidade interna, ou evaporadora, cuja instalação deve ser na união das paredes. Além disso, a característica ainda confere ao aparelho um visual diferente.

Para você acertar na escolha do modelo, saiba que ele é um dos tipos de ar condicionado mais adequados para o aproveitamento e otimização de ambientes, que apresentam médio porte, a exemplo de escritórios e residências. Pois seu uso fica restrito devido à sua limitação de espaço.

Split window

Assim como já citamos acima, lembre-se de que os modelos de Janela são instalados em buracos na parede, ou janela-padrão.

Para o window slipt, a instalação segue a mesma forma, embora sua tecnologia seja ainda mais avançada.

Em linhas gerais, ele é ideal para você que precisa aproveitar aquele espaço do antigo ar condicionado, mas optou por investir em um aparelho mais potente.

Como vantagens, ele ainda apresenta baixo ruído, e um design totalmente elegante. De qualquer forma, sua tecnologia pode garantir modelos com preços diferenciados.

Por isso que ele costuma ser exclusivo, por ser um pouco difícil de encontrá-lo nas lojas.

Portátil

Para facilitar sua vida, alguns tipos de ar condicionado podem ir aonde você quiser. Afinal, cada projeto tem as suas necessidades e particularidades, o que pode dificultar a instalação de certos modelos.

Por isso que, se você precisar de novas soluções em conforto térmico, aposte em um ar condicionado portátil.

Além de apresentar uma eficiente fachada ventilada, claro que sua mobilidade é uma vantagem e tanto. Por outro lado, lembre-se de sempre manter o modelo próximo a janelas.

Assim, o aparelho poderá expulsar o ar quente do local, resfriando o cômodo mais rapidamente. Outra grande vantagem do modelo é o preço bem mais acessível.

Porém, fique atento apenas a marcas que apresentam linhas com aparelhos de baixa refrigeração, e alto nível de ruído.

Ar condicionado comercial

Além de ambientes residenciais, cômodos comerciais também podem apresentar características únicas. Ou seja, alguns tipos de ar condicionado demandam modelos com potências diferentes.

Sendo assim, se você precisa climatizar amplos ambientes ou grandes salões comerciais, fique atento e invista em modelos recomendados por especialistas.

Ar condicionado embutido

Aqui, a questão é investir em tipos de ar condicionado com apelo decorativo. Afinal, você pode escondê-lo dentro de paredes, e até mesmo no teto. Para tanto, o local precisa ser ideal para armazenar a evaporadora.

Enfim, é possível encontrar esses modelos até mesmo com um número de BTUs maior que os modelos direcionados para residências. No geral, indicamos modelos embutidos conhecidos como os tipos duto ou cassete. Afinal de contas, ambos são potentes na climatização de qualquer cômodo.

One thought on “Tipos de Ar Condicionado: 12 Principais Modelos do Mercado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *